PESQUISA SOBRE A
INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome do Cursista:
Elisabete Ferreira Penas
Número da Turma:
AEE2013
T20b CE Fortaleza (b)
Estado / Município
Polo:
Fortaleza
Estado / Município
Abrangência:
Ceará
Nome da Escola:
CMES .Francisco Domingos da Silva
Estado / Município da
Escola:
Ceará
Data(s) d
Atendimento
Educacional Especializado
|
a realização da
pesquisa:
08/05/2013
DADOS SOBRE O
MUNICÍPIO
1.
Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
-
1.( )2.( )3.( )4.( )5.( )Mais que 5.(x ) Quantas? 121
2.
Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim ( ).
Não ( ). Quantas salas
faltam? ___________
R
. A pessoa a qual entrevistei não sente-se segura para responder.
3. Em média, quantos
alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu
Município?
-
Menos de 10.( )
Entre 10 e 20.(x)
Mais de 20.( )Quantos? 16
4. O que define a
organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais
do seu município?
|
(
)
|
|
(x)
|
|
(x)
|
|
(
)
|
________________________________________
DADOS SOBRE A ESCOLA
SELECIONADA
5.
A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
-
Rede Municipal.(x)Rede Estadual.( )
6.
Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões
assinalando com x
na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a
pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos
pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram
algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a
partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM).
Assinale com X a primeira alternativa: se TEM
ou NÃO
TEM
na Escola. Se
TEM,
assinale com X a segunda alternativa: se SÃO
USADOS
nas SRM ou NÃO
SÃO USADOS.
Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha
correspondente.
|
Tem
na escola
|
Não
tem na Escola
|
|
São
usados nas SRM
|
Não
são usados nas SRM
|
Engrossador
para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...
|
|
x
|
|
|
|
Órteses
para fixar lápis, pincel, talheres,...
|
|
X
|
|
|
|
Ponteira
de boca ou de cabeça
|
|
X
|
|
|
|
Tesoura
mola
|
|
X
|
|
|
|
Alfabeto móvel
em vários tamanhos e materiais |
|
X
|
|
|
|
Plano
inclinado
|
|
X
|
|
|
|
Jogos
com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com
deficiência física
|
|
X
|
|
|
|
Mobiliário
adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas
reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
|
X
|
|
|
X
|
|
Prancha
de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e
letras.
|
|
X
|
|
|
|
Vocalizadores
em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.
|
|
X
|
|
|
|
Software
para comunicação alternativa com símbolos gráficos
|
|
X
|
|
|
|
Software
de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em
ferramenta de voz
|
x
|
|
|
|
x
|
Teclados
virtuais com varredura
|
|
X
|
|
|
|
Teclados
de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e
disposição/conteúdos de teclas
|
|
x
|
|
|
|
Colméia
de acrílico para teclado
|
x
|
|
|
|
X
|
Mouses
de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e
sensibilidade
|
|
x
|
|
|
|
Dispositivo
para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de
cabeça ou ocular
|
|
x
|
|
|
|
Acionadores
de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades:
pressão, tração, sopro, piscar, ......
|
|
x
|
|
|
|
Mouse
com plug para entrada de acionador
|
x
|
|
|
|
x
|
Monitor
de tela de toque
|
|
x
|
|
|
|
Software
editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz
|
|
X
|
|
|
|
Software
leitor de tela
|
|
X
|
|
|
|
Software
de OCR para leitura de texto impresso
|
|
X
|
|
|
|
Software
para ampliação de tela
|
|
X
|
|
|
x
|
Reglete
|
|
x
|
|
|
|
Alfabeto
Braille em vários tamanhos e materiais
|
|
x
|
|
|
|
Caderno
para escrita ampliada
|
|
x
|
|
|
|
Lupa
com luz, manual ou de mesa
|
|
x
|
|
|
|
Lupa
sem luz, manual ou de mesa
|
X
|
|
|
|
|
Lupa
eletrônica
|
|
x
|
|
|
|
Guia
para assinatura
|
|
x
|
|
|
|
Máquina
de escrever em Braille
|
|
x
|
|
|
|
Impressora
Braille
|
|
x
|
|
|
|
Sorobã
|
x
|
|
|
|
x
|
Calculadora
com retorno auditivo
|
|
|
|
|
|
Bengalas
dobráveis
|
|
x
|
|
|
|
Relógio
com retorno auditivo ou relevo
|
|
x
|
|
|
|
Jogos
com sinalização em Braille ou relevo
|
x
|
|
|
|
x
|
Jogos
com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
|
|
x
|
|
|
|
Sistema
FM
|
|
x
|
|
|
|
CDs
ou softwares em libras e português
|
x
|
|
|
|
x
|
Dicionário
em libras
|
|
x
|
|
|
|
Softwares
com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do
Português para alunos com surdez.
|
|
x
|
|
|
|
7.
Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola
selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de
uma opção.
|
(x)
|
|
(x)
|
|
(
)
|
|
(
)
|
|
(x)
|
|
(x)
|
|
(
)
|
____________________________________________________________________________________________________________________________________
8.
Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos
multifuncionais:
- Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? 19
- Quantos são de outras escolas? 0
9. No projeto político
pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a
oferta do AEE?
Sim (X ). De
que forma?
____ O PPP tem um paragrafo que contempla o AEE como uma das ações
desenvolvidas dentro da escola.
______________________________________________________________________________________________________________
Não (x). Por
quê?
10. Indique quais
adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na
escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1:
para as ações que já foram realizadas
2:
para as ações que estão em andamento
3:
para as ações que ainda serão realizadas
X:
Caso não identifique nenhuma adequação
-
- Construção ou adequação de rampas.
- Adequação de banheiros.
1- Sinalização sonora.
- Alargamento de portas.
- Sinalização visual.
( )- Sinalização tátil.
( )- Nenhuma adequação.
( )Outros. Especifique:( )
No
caso da escola pesquisada, o aludo usuário de cadeira de rodas não
tem acesso ao Laboratório de Informática por não possuir rampa.
11.
Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM
da escola selecionada para sua pesquisa?
R:
Desenvolver atividades específicas para cada deficiência. Produzir
o material que venha a ser utilizado com determinados alunos com
deficiências. Dialoga com o professor da sala de aula comum e a
família sempre informando de suas dificuldades e avanços . Observar
o aluno em sala regular .
12.
O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que frequenta
esse serviço?
Não ( ). Por
que?
__________________________________________________________________________________________________________________________
Sim (x). Em
que?
O aluno no AEE tem a
motivação para participar melhor das atividades desenvolvidas em
sala de aula regular e desenvolver suas potencialidades porque
muitas vezes o professor não tem tempo para ele ,devido ter muitos
alunos.
13.
Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula
comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos
alunos que tem em comum?
Resposta: Dialogondo
para saber quais as suas necessidades e dificuldades.
14.
Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a
pesquisa?
Resposta: Muitas
famílias são omissas , mais já tem outras que participam da vida
do aluno.
15.
Em que período os alunos frequentam a sala de recursos
multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
|
(x)
|
|
(
)
|
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
- Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisar.
Tem alunos que são
retirados de sala , por serem cadeirantes ou tem muitas dificuldades
,e os pais não poderem trazer no contra turno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário